Técnicas, dicas, equipamentos, comparativos, fotografias, notícias, novidades e tudo sobre a fotografia.

Tipos de câmeras digitais.


Câmeras Compactas

Estas câmeras são indicadas para pessoas que não necessitam de impressões em grandes formatos ou não têm interesse em desenvolver habilidades fotográficas mais avançadas. Esses equipamentos oferecem actualmente um número elevado de megapixels de resolução, com alguns modelos oferecendo zoom óptico de 10X e mais.

Ao comprar veja se você quer bastante “zoom”. Se quiser bastante zoom  lembre-se: bastante zoom óptico. “Zoom digital” é a mesma coisa que ampliar no Photoshop: perde totalmente a qualidade. Não se engane considere o Zoom Óptico.

As câmeras compactas já possuem uma resolução bem razoável e são extremamente fáceis de utilizar.

Normalmente, o grande atractivo dessas máquinas é o baixo custo e a facilidade de uso. São compactas, podendo ser levadas para qualquer local e fornecendo um meio fácil de registar os momentos familiares,  ou fotografar para uso na web.

As câmeras compactas não deixam você controlar muita coisa, e mesmo quando têm algumas opções o resultado final nunca é 100% satisfatório. Compre uma compacta se seu objetivo é só apontar e clicar.

Câmeras Super Zoom (Bridge)

Também conhecidas como câmeras bridge, estas câmeras possuem recursos para os utilizadores com conhecimentos médios e até alguns recursos profissionais. Essa categoria inclui desde as câmeras com lente fixa até as com lentes intercambiáveis (SLR) mais básicas. Possuem resoluções relativamente altas,  e zoom óptico à volta de 18X.

As câmeras semi-profissionais são uma boa opção para quem deseja utilizar alguns recursos avançados a um preço razoável.

Entre os recursos mais atractivos estão o controle automático de exposição, programas automáticos para situações diversas, foco automático, baixo peso e custo acessível. É a melhor escolha para quem pretende aprofundar suas habilidade fotográficas.

Câmeras DSLR

As câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) aliam os recursos profissionais de uma máquina analógica 35mm SLR. Possuem resoluções que ultrapassam os 20 megapixels nos modelos mais caros e lentes intercambiáveis, sendo indicadas para profissionais que necessitem de impressões em formatos médios a grandes.

As câmeras digitais DSLR possuem lentes intercambiáveis e controles avançados de exposição e imagem.

Os principais atrativos desses equipamentos são a proximidade de operação com as máquinas 35mm convencionais, a grande flexibilidade oferecida pelas lentes intercambiáveis e a possibilidade de uso de acessórios de estúdio profissionais.

A diferença entre as compactas e as SLRs é a troca de lentes, as lentes são muito importantes para a qualidade de uma fotografia. As lentes duram uma vida, as câmeras são trocadas sempre que aparece um modelo novo. Então invista nas lentes.

Com estas máquinas tem poder sem limites sobre o controle de funções, abertura, exposição, ISO etc.

Como os modelos descritos acima a maioria  têm função “live view” (fotografar através do LCD, alguns são rebatíveis), e apresentam já opção vídeo em HD.

One response

  1. Pingback: A melhor câmera compacta feita até hoje? « ricardo vilela photography

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s