Regra dos terços.

O que é a regra dos terços?

É um exercício visual onde o fotógrafo olha pelo visor ou pelo LCD da câmera para o cenário que quer fotografar e divide-o mentalmente em três terços verticais e horizontais, para obter um total de nove quadrados. Graças a esta grelha virtual, as quatro esquinas do quadrado central revelam quatro pontos  para facilitar a identificação dos pontos de atenção da fotografia.

São nestas zonas que deve posicionar os elementos principais que vai fotografar. Adicionalmente as quatro linhas que formam esta grelha (2 horizontais e 2 verticais) servirão de local de repouso para aquilo que quer focar, e é sobre as próprias linhas ou então nos pontos onde cruzam que deve compor e enquadrar o restante cenário a fotografar.

Não esqueça que não são apenas os pontos que contam para esta regra de ouro, e sim igualmente as quatro linhas que você deve utilizar para compor grandes fotos.

Se colocar o ponto de interesse do motivo a fotografar nesses pontos e o restante ao longo das linhas as suas fotografias ficarão mais equilibradas. Alguns estudos mostram que quando se olha para imagens, normalmente o nosso olhar dirige-se imediatamente para um desses quatro pontos com muito mais frequência do que para o centro da imagem. Sendo então extremamente recomendado que se utilize esta regra para deixar as suas imagens o mais natural possível.

Praticar, praticar e… praticar.

Não há nada como praticar, praticar e praticar para chegar ao objectivo.

No caso da regra dos terços importa que veja e analise muitas fotografias que foram tiradas segundo este princípio, para depois passar à prática. Tão importante como a visualização da grelha em si, é saber em primeiro lugar quais os pontos de interesse do cenário que pretende fotografar, e em segundo lugar conseguir posicioná-los sobre a grelha de forma intencional.

“As regras foram feitas para serem quebradas”…

Como tudo na vida e como é costume dizer-se “as regras foram feitas para serem quebradas”, e  a regra dos terços  como não poderia deixar não é excepção. Uma vez que a fotografia é uma forma de arte e de expressão criativa, depois de aperfeiçoar a técnica, tente fugir à regra dos terços e experimentar outras composições.

Exemplos práticos da regra dos terços:

4 responses

  1. Pingback: Técnicas para fotografar retratos. « ricardo vilela photography

  2. Pingback: Enquadramento, composição e macrofotografia. « ricardo vilela photography

  3. Amei saber isso!! regra relativamente simples, mais que faz toda diferênça em uma fotografia! Muitíssimo obrigada Ricardo por compartilhar seus conhecimentos com pessoas como eu, que ama tanto essa arte de fotografar!!

    25/05/2011 at 3:26 AM

    • Nada que agradecer.
      Ainda bem que os artigos publicados podem ser úteis a todos os que têm paixão por fotografia e pretendem melhorar suas técnicas, ou simplesmente se estão a iniciar neste maravilhoso mundo.

      25/05/2011 at 10:18 AM