Técnicas, dicas, equipamentos, comparativos, fotografias, notícias, novidades e tudo sobre a fotografia.

Tributo a Tim Hetherington e Chris Hondros.


“Em 20 de abril de 2011, nossa tribo perdeu dois dos seus melhores, quando Tim Hetherington e Chris Hondros perderam as suas vidas em Misrata, na Líbia. Nós da Magnum desejamos honrar ambos sempre extremamente dedicados, corajosos e talentosos fotógrafos que morreram a fazer o que eles gostavam de fazer: sendo testemunhas onde mais ninguém se atreveu a ir, e contando a história de povos isolados em condições extremas.

Nossos pensamentos vão para as famílias de Hetherington e Hondros. Embora possa não ser de muito consolo no meio de tal choque e perda, serão um grande motivo de orgulho. Ambos deixam grandes buracos com as suas ausências, e  as suas fotografias falam sobre vidas que muito tocaram emocionalmente quem as vê.

A perda de Tim foi a que bateu mais forte e mais de perto a casa da Magnum. Um querido e grande amigo para todos nós, lamentamos a perda desse  ente querido. O que sempre foi muito claro para o Tim era a base para a sua extrema dedicação e talento criativo, simplesmente ele era uma excelente pessoa. Ele adorava pessoas, era curioso a respeito delas, e ele tinha sempre como grande objectivo poder comunicar com elas.

Tim extrapolou os limites do nosso ofício mais do que quase qualquer um, e tornou-se um farol de inspiração para a fotografia documental, e que se pode evoluir ainda mais a partir deste ponto.

Como as pessoas próximas a ele sabiam, Tim estava-se a preparar para se vincular à Magnum em Junho deste ano, enquanto nós estávamos a prepararmo-nos para recebê-lo na nossa família. Muitos de nós agora sentem que há uma cadeira vazia com seu nome durante as nossas reuniões.

Esperamos que o legado de Tim seja o seu próprio exemplo para as futuras gerações de fotógrafos. Esta poderia ser a mudança insignificante para a perda de um homem, tanto e tão bom trabalho ainda por fazer, por esse companheirismo e tantas histórias não contadas. Mas isso é o que nos resta.

Tim, nós agradecemos-te por isso.”

Jonas Bendiksen
Presidente
Magnum Photos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s